quinta-feira, 5 de maio de 2011

Perspectivas Humanista no Serviço Social

Historicamente, o Humanismo é um movimento filosófico surgido no século XV dentro das transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e económicas desencadeadas pelo Renascimento; evoluiu como antítese aos valores medievais (da ideia de “Deus como centro do Universo” e, por isso, tudo acorre por Sua vontade, à ideia de “o Homem é o centro dos acontecimentos que ocorrem graças à determinação humana para actuar e modificar a realidade de forma livre e responsável, passando de agente passivo a agente activo na sociedade).

Na perspectiva dos teóricos humanistas, o ser humano possui a capacidade inata de assumir o controlo da sua vida e de promover o seu próprio desenvolvimento por meio de capacidades exclusivamente humanas de escolha, criatividade e auto-realização.

O Humanismo tende a fazer o Homem mais humano, mais livre, através de todas as suas capacidades e forças criadoras.

O objectivo do Humanismo é a realização de homens íntegros que desenvolvem todas as suas capacidades de forma harmoniosa, equilibrada e segundo uma correcta hierarquia de valores, onde a razão e a vontade são os poderes para dirigir as emoções e a sensibilidade.

O Humanismo Personalista é uma visão centrada na descoberta do valor e da dignidade da pessoa humana, na integração e desenvolvimento de todos os aspectos humanos: físicos, intelectuais e espirituais dentro de uma teoria filosófica realista que utiliza todos os métodos possíveis de conhecimento (experimental, especulativo e explicativo) para a educação integral do ser humano.

No século XX os valores tendem a desaparecer, não em proveito de uma percepção adequada do social, mas do macroeconómico em que o indivíduo só é valorizado em termos económicos e que a vida deixou de ter um valor único.

A teoria humanista privilegia a criatividade, o amor, o altruísmo e outras manifestações de afecta e respeito mútuo.

Carl Rogers (1902-1987), pensador humanista americano, considera o ser humano activo, responsável e capaz de autodeterminar-se. Considera que o desenvolvimento da pessoa é um processo com vista a torna-la totalmente funcional o que implica ser capaz de escolher livremente assumindo uma nova perspectiva na relação entre liberdade e determinismo. Este processo está orientado para a direcção positiva da totalidade, integração, integridade e autonomia. A maturação da pessoa envolve também uma forma de estar criativa pois “o indivíduo continua a evoluir em direcção a tornar-se ele próprio e a agir de modo a providenciar a máxima satisfação das suas necessidades mais profundas.

A mensagem de Carl Rogers é indispensável para o retorno ao individual, ao pessoal, não como oposição e incompatível com o social, mas num individual que dá sentido ao social.

Carls Rogers utiliza os conceitos de “congruência” e “empatia” que define, no seu livro “De Pessoa para Pessoa”, da seguinte forma:

Congruência - “Em primeiro lugar, a minha hipótese é que o crescimento pessoal é facilitado quando o conselheiro é aquele que, na relação com o cliente, é autêntico, sem máscara ou fachada, e apresenta abertamente os sentimentos e atitudes que nele surgem naquele momento. Empregamos a palavra ‘congruência’ para tentar descrever esta condição. Com ela queremos dizer que os sentimentos que o conselheiro está vivenciando são acessíveis à sua consciência, que é capaz de viver estes sentimentos, senti-los na relação e capaz de comunicá-los, se isso for adequado. Significa que entra num encontro pessoal directo com o cliente, encontrando-o de pessoa para pessoa. Significa que ele é aquele que não se nega. Ninguém atinge totalmente esta condição; contudo, quanto mais o terapeuta é capaz de ouvir e aceitar o que ocorre em seu íntimo, e quanto mais é capaz de, sem medo, ser a complexidade de seus sentimentos, maior é o grau de sua congruência.”

Empatia – “A maneira de ser em relação a outra pessoa denominada empática tem várias facetas. Significa penetrar no mundo perceptual do outro e sentir-se totalmente à vontade dentro dele. Requer sensibilidade constante para com as mudanças que se verificam nesta pessoa em relação aos significados que ela percebe, ao medo, à raiva, à ternura, à confusão ou ao que quer que ele/ela esteja vivenciando. Significa viver temporariamente sua vida, mover-se delicadamente dentro dela sem julgar, perceber os significados que ele/ela quase não percebe, tudo isto sem tentar revelar sentimentos dos quais a pessoa não tem consciência, pois isto poderia ser muito ameaçador. Implica em transmitir a maneira como você sente o mundo dele/dela à medida que examina sem viés e sem medo os aspectos que a pessoa teme. Significa frequentemente avaliar com ele/ela a precisão do que sentimos e nos guiarmos pelas respostas obtidas. Passamos a ser um companheiro confiante dessa pessoa em seu mundo interior. Mostrando os possíveis significados presentes no fluxo de suas vivências, ajudamos a pessoa a focalizar esta modalidade útil de ponto de referência, a vivenciar os significados de forma mais plena e a progredir nesta vivência. Estar com o outro desta maneira significa deixar de lado, neste momento, nossos próprios pontos de vista e valores, para entrar no mundo do outro sem preconceitos.”

Na intervenção não directiva de Carl Rogers, “o técnico nunca aconselha, pergunta ou responde a perguntas mas procura devolver ao paciente o que este diz, de modo a clarificar os seus sentimentos e a possibilitar-lhe a reestruturação dos seus pensamentos e atitudes. O técnico tem a função de servir de ‘espelho’ para o paciente, é acima de tudo um facilitador sobre o problema apresentado. Na relação com o sujeito, o técnico deve utilizar algumas técnicas como: Envolvimento, Diagnóstico, Intervenção”.

A intervenção técnica privilegiada no S.O.S.-Criança é não-directiva e pode fundamentar-se na “Teoria Centrada no Paciente”, de Carl Rogers pelo facto de se assumir que o paciente tem capacidade para auto-orientar o seu próprio processo de mudança.

Para uma melhor compreensão deste tipo de intervenção técnica apresento o seguinte quadro-síntese:

Bibliografia

Núncio, Maria José da Silveira, Introdução ao Serviço Social – História, Teoria e Métodos, ISCSP, 2010

Ferreira, Jorge, “A Prática Profissional do Assistente Social numa Intervenção não Directiva”, Intervenção Social nº 8, ISSSL, 1993

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/humanismo.htm

http://www.scribd.com/doc/36039877/Carl-Rogers-e-a-Abordagem-Humanista-Centrada-Na-Pessoa

Um comentário:

  1. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point.

    You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your blog when you could be giving us something informative to read?
    Here is my homepage :: know memes

    ResponderExcluir