domingo, 1 de agosto de 2010

Há uns dias atrás alguém me definiu como uma pessoa assertiva.

Pesquisei o significado dessa palavra e encontrei o seguinte:


“O termo assertividade origina-se de asserção, fazer asserção quer dizer afirmar, do latim “afirmare”, tornar firme, consolidar, confirmar e declarar com firmeza.

Assertividade é o ingrediente dos relacionamentos proveitosos. Nesse tipo de relacionamento temos a vontade de defender os nossos direitos, mas ao mesmo tempo somos capazes de aceitar que os outros também tenham os seus. A pessoa com comportamento assertivo ouve bastante e procura entender, trata as pessoas com respeito, aceita acordos, soluções, vai direito ao assunto sem ser áspero, insiste na procura do seu objectivo. Quando se relaciona com o outro a sua expressão corporal, se transmite por um contacto visual suficiente para dar a entender que é sincero, seu tom de voz é moderado, neutro, mas firme, sua postura é comedida e segura e de acordo com as palavras.

Ao ser assertivo o indivíduo desenvolve a confiança, defende as suas ideias e suas posições, sabe ouvir, sabe lidar com a critica , respeita os outros, sabe o que quer em cada momento.”


Obrigada, Teresa, pelas tuas palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário